𝐍𝐨𝐭𝐚 𝐝𝐞 𝐑𝐞𝐩𝐮́𝐝𝐢𝐨
𝗔 𝗙𝗣𝗗𝗔-𝗙𝗲𝗱𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲𝘀𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝘂𝘁𝗶𝘀𝗺𝗼 vem por este meio expressar a sua profunda indignação e repúdio face às declarações proferidas pelo deputado João Tilly, do partido Chega, no Parlamento, a 19 de fevereiro de 2025.
As afirmações do deputado, que 𝗱𝗲𝘀𝘃𝗮𝗹𝗼𝗿𝗶𝘇𝗮𝗺 𝗼 “𝗲𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗲𝘀𝗽𝗲𝗰𝗶𝗮𝗹” 𝗲𝗺 𝗱𝗲𝘁𝗿𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗼 “𝗲𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗴𝗲𝗿𝗮𝗹”, revelam uma preocupante 𝗳𝗮𝗹𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗿𝗲𝗲𝗻𝘀𝗮̃𝗼 𝗲 𝘀𝗲𝗻𝘀𝗶𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗲𝗺 𝗿𝗲𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗮̀𝘀 𝗻𝗲𝗰𝗲𝘀𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗲 𝗱𝗶𝗿𝗲𝗶𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗼𝘀 𝗮𝗹𝘂𝗻𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗱𝗲𝗳𝗶𝗰𝗶𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮. Questionar se Portugal é "um país de alunos com deficiência" ou "um país de alunos normais" é não só desrespeitoso, como também ignora os 𝗽𝗿𝗶𝗻𝗰𝗶́𝗽𝗶𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗶𝗻𝗰𝗹𝘂𝘀𝗮̃𝗼 𝗲 𝗶𝗴𝘂𝗮𝗹𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲𝘃𝗲𝗺 𝗻𝗼𝗿𝘁𝗲𝗮𝗿 𝗮 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗮 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗲𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗲 𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝘀𝗶𝘀𝘁𝗲𝗺𝗮 𝗲𝗱𝘂𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼.
𝗔 𝗶𝗻𝗰𝗹𝘂𝘀𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝗹𝘂𝗻𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗱𝗲𝗳𝗶𝗰𝗶𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗻𝗼 𝘀𝗶𝘀𝘁𝗲𝗺𝗮 𝗲𝗱𝘂𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼 𝗻𝗮̃𝗼 𝗲́ 𝘂𝗺𝗮 𝗾𝘂𝗲𝘀𝘁𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝗰𝗼𝗹𝗵𝗮, 𝗺𝗮𝘀 𝘀𝗶𝗺 𝘂𝗺 𝗱𝗶𝗿𝗲𝗶𝘁𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘀𝗮𝗴𝗿𝗮𝗱𝗼 𝗻𝗮 𝗖𝗼𝗻𝘀𝘁𝗶𝘁𝘂𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝗥𝗲𝗽𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲𝘀𝗮 𝗲 𝗻𝗮 𝗹𝗲𝗴𝗶𝘀𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹, 𝗻𝗼𝗺𝗲𝗮𝗱𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗻𝗮 𝗖𝗼𝗻𝘃𝗲𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗼𝘀 𝗗𝗶𝗿𝗲𝗶𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗮𝘀 𝗣𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗗𝗲𝗳𝗶𝗰𝗶𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮, 𝗮𝗱𝗼𝘁𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗢𝗡𝗨 𝗲 𝗿𝗮𝘁𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗼𝗿 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗲𝗺 𝟯𝟬 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗿𝗰̧𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟬𝟳. A educação inclusiva não é uma área secundária ou menos importante; é uma componente essencial para garantir que todos os alunos, independentemente das suas capacidades ou necessidades, tenham acesso a uma educação de qualidade e possam desenvolver todo o seu potencial.
Em Portugal o estudo realizado por Oliveira et al. (2005) apontou uma em cada mil crianças em idade escolar com um diagnóstico de autismo. Mais recentemente, esta prevalência foi estimada em cerca de 5 em cada mil crianças com idades compreendidas entre os 7 – 9 anos de idade na região Centro (Rasga et al., 2021). Isto sublinha a necessidade do aumento de recursos que garantam 𝘂𝗺𝗮 𝗮𝗯𝗼𝗿𝗱𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗶𝗻𝗰𝗹𝘂𝘀𝗶𝘃𝗮 𝗲 𝗯𝗲𝗺 𝗲𝘀𝘁𝗿𝘂𝘁𝘂𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗻𝗼 𝘀𝗶𝘀𝘁𝗲𝗺𝗮 𝗲𝗱𝘂𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼, 𝗾𝘂𝗲 𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼𝗻𝗱𝗮 𝗮̀𝘀 𝗻𝗲𝗰𝗲𝘀𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗲𝘀𝗽𝗲𝗰𝗶́𝗳𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗲𝘀 𝗮𝗹𝘂𝗻𝗼𝘀 𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗺𝗼𝘃𝗮 𝗮 𝘀𝘂𝗮 𝗽𝗹𝗲𝗻𝗮 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗴𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗻𝗮 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗲𝗱𝗮𝗱𝗲.
O foco do 𝗱𝗲𝗯𝗮𝘁𝗲 𝗽𝗼𝗹𝗶́𝘁𝗶𝗰𝗼 𝗱𝗲𝘃𝗲 𝗰𝗲𝗻𝘁𝗿𝗮𝗿-𝘀𝗲 𝗻𝗮𝘀 𝗲𝘀𝘁𝗿𝗮𝘁𝗲́𝗴𝗶𝗮𝘀 𝗮 𝗮𝗱𝗼𝘁𝗮𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗿𝗲𝘀𝗼𝗹𝘃𝗲𝗿 𝗼𝘀 𝗽𝗿𝗼𝗯𝗹𝗲𝗺𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗮𝗶𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗳𝗲𝘁𝗮𝗺 𝗮 𝗲𝗱𝘂𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗶𝗻𝗰𝗹𝘂𝘀𝗶𝘃𝗮.
Diariamente, somos contactados por famílias desesperadas que pedem ajuda e soluções para os seus familiares com autismo. 𝗖𝗼𝗻𝘁𝗶𝗻𝘂𝗮𝗺 𝗮 𝗲𝘅𝗶𝘀𝘁𝗶𝗿 𝗽𝗿𝗼𝗯𝗹𝗲𝗺𝗮𝘀 𝗴𝗿𝗮𝘃𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗳𝗮𝗹𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗳𝗶𝘀𝘀𝗶𝗼𝗻𝗮𝗶𝘀 𝗻𝗮 𝗲𝗱𝘂𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗶𝗻𝗰𝗹𝘂𝘀𝗶𝘃𝗮 (𝗽𝗿𝗼𝗳𝗲𝘀𝘀𝗼𝗿𝗲𝘀, 𝗮𝘀𝘀𝗶𝘀𝘁𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗼𝗽𝗲𝗿𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗶𝘀) 𝗲 𝗳𝗮𝗹𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗺𝗮𝘁𝗲𝗿𝗶𝗮𝗶𝘀, as escolas públicas necessitam de 𝗺𝗮𝗶𝗼𝗿 𝗶𝗻𝘃𝗲𝘀𝘁𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗳𝗶𝗻𝗮𝗻𝗰𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗲 𝗵𝘂𝗺𝗮𝗻𝗼, 𝗮𝗹𝗲́𝗺 𝗱𝗲 𝗻𝗲𝗰𝗲𝘀𝘀𝗶𝘁𝗮𝗿𝗲𝗺 𝗱𝗲 𝗻𝗼𝘃𝗮𝘀 𝗮𝗯𝗼𝗿𝗱𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗺𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿 𝗮𝗽𝗼𝗶𝗮𝗿 𝗼𝘀 𝗮𝗹𝘂𝗻𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗻𝗲𝗰𝗲𝘀𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗲𝗱𝘂𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮𝘀 𝗲𝘀𝗽𝗲𝗰𝗶́𝗳𝗶𝗰𝗮𝘀.
𝗔 𝗙𝗣𝗗𝗔 𝗿𝗲𝗶𝘁𝗲𝗿𝗮 𝗮 𝗶𝗺𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗲𝗱𝘂𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗶𝗻𝗰𝗹𝘂𝘀𝗶𝘃𝗮, 𝗲 𝗮𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗮 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘀 𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼𝗻𝘀𝗮́𝘃𝗲𝗶𝘀 𝗽𝗼𝗹𝗶́𝘁𝗶𝗰𝗼𝘀 𝗲 𝗲𝗱𝘂𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗶𝗻𝘂𝗲𝗺 𝗮 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗮𝗿 𝗲𝗺 𝗽𝗿𝗼𝗹 𝗱𝗮 𝗶𝗻𝗼𝘃𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗽𝗲𝗱𝗮𝗴𝗼́𝗴𝗶𝗰𝗮 𝗲 𝗱𝗮 𝗺𝘂𝗱𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗽𝗼𝘀𝗶𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗲 𝘀𝘂𝘀𝘁𝗲𝗻𝘁𝗮́𝘃𝗲𝗹, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘂𝗺𝗮 𝗲𝗱𝘂𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗶𝗻𝗰𝗹𝘂𝘀𝗶𝘃𝗮, 𝗲𝗾𝘂𝗶𝘁𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮, 𝘀𝗶𝗴𝗻𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗲 𝗱𝗲 𝗾𝘂𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗧𝗢𝗗𝗢𝗦 𝗼𝘀 𝗔𝗟𝗨𝗡𝗢𝗦.
A FPDA manifesta a sua solidariedade com todos os profissionais de educação inclusiva, que desempenham um papel fundamental no apoio e desenvolvimento dos alunos com deficiência, 𝗲 𝗿𝗲𝗮𝗳𝗶𝗿𝗺𝗮 𝗼 𝘀𝗲𝘂 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗿𝗼𝗺𝗶𝘀𝘀𝗼 𝗻𝗮 𝗱𝗲𝗳𝗲𝘀𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗱𝗶𝗿𝗲𝗶𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗰𝗿𝗶𝗮𝗻𝗰̧𝗮𝘀 𝗲 𝗷𝗼𝘃𝗲𝗻𝘀.
21 de fevereiro de 2025
FPDA-Federação Portuguesa de Autismo