Ajudautismo

SEMINÁRIO DE REFLEXÃO 

"O autismo na escola para todos" 
- Estratégias para a inclusão na escola 

27 e 28 de Setembro de 2004

 

Local da realização do Seminário 
Auditório da sede do Montepio Geral, R. do Ouro, em Lisboa. 

PROJECTO AJUDAUTISMO (2001-2004) 

SEMINÁRIO DE REFLEXÃO 

"O autismo na escola para todos" 

Programa provisório 

Dia 27 de Setembro 

9h00    Entrega de documentação 
9h30    Apresentação: objectivos do encontro 
Profª Isabel Cottinelli Telmo 
10h00    Iniciar uma sala de recursos para crianças com autismo - EB1 n.º 4 Amora 
Carmo Correia; Alice Bento, Sofia Pedrosa, Rita Soares 
10h45 - 11h15    Pausa 
11h15    Novos recursos no ensino especial 
Instituto Surdos da Imaculada Conceição 
Irmã Ana Rosa, Ana Isabel, Helena Sousa 
11h45    O aluno com P.E.A. no segundo ciclo do ensino 
EB 1,2,3 Charneca Caparica 
Catarina Quintas, Prof. Belmira, Helena Sousa 
12h15     Debate 
13h00 - 14h30    Almoço 
14h30    O aluno com P.E.A. no Jardim Infância 
J.I. Stª. Mª de Belém Graça Ricardo, Mª Jesus Capucho, Rita Soares 
15h00    Sala de recursos TEACCH-EB1-n.º 110 Benfica 
- Ana Isabel Ribeiro Salgueiro e equipa EB 1, 110 de Benfica 
15h30 - 15h45    Pausa 
15h45    Equipa de Intervenção Precoce e intervenção no autismo - APPDA-Porto 
16h30     Debate 

Dia 28 de Setembro 

9h30    Importância da consulta de aconselhamento genético no apoio a crianças com autismo 
Profª Drª Pilar Levy e Drª Joana Ferreira, Investigação genética no autismo 
10h30    Sala de recursos para crianças com P.E.A. 
em EB1 das Colmeias - Leiria - DREC 
Mª Manuela Crespo, Ana Caima, Elizabete Pereira 
11h00 - 11h30    Pausa 
11h30    Sala de recursos para crianças com P.E.A. em EB1 do Luso - DREC. 
Anabela Cardoso e Isabel Lourenço 
12h00     Debate 
13h00 - 14h30    Almoço 
14h30    Sala de recursos para alunos com P.E.A. em EB 2,3 Martins Freitas - Coimbra - DREC 
Cristina Lobo 
15h00    Sala de recursos para alunos com P.E.A. em EB 1 da Esgueira - Aveiro - DREC 
Ana Vera e Elza Lopes 
15h30 - 15h45    Pausa 
15h45    Reflexão final 
- Avaliação do projecto Ajudautismo 
16h30     Debate 
17h00    Encerramento 

APPDA-Lisboa em parceria com: 

Ministério da Educação (Direcção Regional da Educação de Lisboa) e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Lab. de Genética) desenvolveu o Projecto Ajudautismo. 

  • Efectuou o levantamento das crianças dos 3 aos 12 anos com diagnóstico de autismo ou de perturbações do espectro do autismo na zona abrangida pelo projecto. 
  • Efectuou ou actualizou a avaliação diagnóstica da situação educativa, médica e social das crianças detectadas com diagnóstico de autismo ou perturbações do espectro do autismo. 
  • Promoveu intervenção atempada e sistematizada para prevenir situações de risco nas crianças anteriormente referidas e nas suas famílias. 
  • Sensibilizou a população em geral para a situação de risco das crianças com autismo e suas famílias. 
  • Dinamizou as famílias para desenvolver o espírito associativo com o objectivo de encontrar soluções para o futuro das crianças com autismo. 

Teoria de base 
Carta dos Direitos das Pessoas com Autismo aprovada pelo Parlamento Europeu em 1994 

APPDA-Lisboa, Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1971 por pais de crianças com autismo. Integra a Federação Portuguesa do Autismo. 

Oferece serviços: 

-    consulta de diagnóstico e intervenção precoce 
-    assistência e educação especializadas 
-    formação pre-profissional 
-    apoio e formação a pais 
-    apoio residencial 
-    formação de profissionais 

Membro da Associação Internacional Autism-Europe (Vice-presidência); da World Autism Organisation, da Confederação Nacional de Organismos da Deficiência (membro da Direcção). 

Objectivo do Seminário de reflexão 
"O autismo na escola para todos" 

Objectivo do Seminário 
Promover um amplo debate sobre o tema em estudo precedido pela apresentação do trabalho desenvolvido nas escolas apoiadas pela equipa do projecto Ajudautismo (APPDA-Lisboa, parceria com a DREL e com a Faculdade de Medicina de Lisboa), pelas equipas de Coimbra (DREC e Hospital Pediátrico de Coimbra), do Porto e de Viseu. 

Destinatários 
Famílias das crianças com perturbações no espectro do autismo, professores e educadores de Jardins de Infância, Escolas do Ensino Básico e do 2º e 3º ciclos e estudantes. 

No final do Projecto Ajudautismo (Programa Ser Criança) a APPDA-Lisboa organiza um seminário de reflexão para o qual convidou as equipas das direcções regionais de educação que têm vindo a apoiar com sucesso a educação das crianças com autismo. 

Há vários anos que um pouco por todo o lado se tenta educar as crianças com autismo numa escola para todos. Sempre houve tentativas com maior ou menor sucesso e resistência por parte de pais e professores. 
Recentemente, o Ministério da Educação, nalgumas escolas das suas direcções regionais de educação, implementou salas de apoio específicas para atender crianças com autismo. 
Primeiro nas escolas da região centro e depois nas regiões de Lisboa e Porto, apareceram salas de ensino estruturado inspiradas no modelo de educação TEACCH da Carolina do Norte. As estratégias utilizadas nas escolas e jardins infantis onde se apoiam crianças com autismo baseiam-se na criação de ambientes estruturados e utilização de pistas visuais para facilitar a comunicação e expressão. 

Consulte as Comunicações na Folha Informativa